A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, vai se reunir no domingo com o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para discutir a crise de dívida na Europa. Segundo um porta-voz do FMI, Strauss-Kahn vai participar da reunião de ministros de Finanças da zona do euro marcada para segunda-feira.

continua após a publicidade

Além dos problemas da zona do euro, Merkel e Strauss-Kahn vão conversar sobre a próxima reunião do G-8 (grupo das oito maiores economias do mundo), segundo o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert. A chanceler também espera descobrir qual é a opinião de Strauss-Kahn sobre Grécia, Portugal e Irlanda.

Os ministros de Finanças da zona do euro vão se reunir em Bruxelas na segunda-feira para tentar finalizar o pacote de resgate de 78 bilhões de euros oferecido a Portugal e discutir o problema da dívida da Grécia, informou Seibert. Na terça-feira, será realizada uma reunião dos ministros de Finanças da União Europeia.

O governo alemão, no entanto, só vai chegar a uma conclusão sobre a Grécia depois que o FMI, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia publicarem os resultados da revisão que estão fazendo sobre o programa de resgate do país, segundo Martin Kotthaus, porta-voz do Ministério de Finanças da Alemanha.

continua após a publicidade

A porta-voz do FMI afirmou que a revisão do programa grego não deve ser concluída antes de 18 de maio. A porta-voz não deu detalhes sobre com quem exatamente Strauss-Kahn vai se reunir em Bruxelas. As informações são da Dow Jones.