Merkel cancela viagem por mudança em fundo de resgate

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, cancelou uma viagem para a Rússia no começo de setembro para zelar pela aprovação de mudanças no fundo de resgate da zona do euro, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

Quando a viagem para a Rússia foi marcada, para os dias 7 e 8 de setembro, não se sabia que o Parlamento alemão começaria a discutir as mudanças na EFSF na mesma semana. “A data coincide com a apresentação do tratado da EFSF ao Bundestag (o Parlamento alemão)”, afirmou uma fonte do governo, acrescentando que Merkel permanecerá em Berlim em razão da importância do assunto.

Na terça-feira, durante uma reunião com membros do seu partido, o União Democrata-Cristã (CDU), Merkel tentou unir os parlamentares dissidentes – vários deles têm afirmado que votarão contra as mudanças – e pediu que eles aprovem rapidamente as novas regras.

Os líderes dos governos da zona do euro concordaram na cúpula de 21 de julho em permitir que a EFSF compre bônus soberanos diretamente no mercado secundário, depois de terem decidido anteriormente ampliar a capacidade de empréstimos do fundo de cerca de 250 bilhões de euros para 440 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo