Mercúrio investe em infra-estrutura

Enquanto dezenas de empresas familiares estão fadadas ao fracasso, outras tantas são a prova de que, quando bem administradas, são capazes de superar os próprios números. Um exemplo é a empresa de transportes Mercúrio, há 59 anos no ramo. Fundada pelo pai e tios do atual diretor-presidente, Ademir Fração, a Mercúrio transporta quase 500 mil toneladas de carga por ano e ocupa a vice-liderança nacional no setor.

Para se manter entre os primeiros colocados do País, uma das fórmulas é fazer com que todas as unidades – são mais de cem filiais no território nacional – falem a mesma língua. ?Desde a origem, a cultura que a empresa tem é de reunir funcionários, promover a integração, o conhecimento?, explicou o diretor-presidente, que estava em Curitiba participando do Encontro Nacional de Gerentes (Enge) 2005.

O evento, que começou na última quarta-feira, reuniu 170 executivos brasileiros e também de países como Uruguai, Argentina e Chile, onde a Mercúrio também atua. ?Tem que haver um momento de integração. E trouxemos o evento para o Paraná para que eles conhecessem a nova estrutura instalada na BR 277 (em direção a Paranaguá)?, acentuou. ?Curitiba é um local muito importante porque liga o Brasil inteiro. Daqui saem produtos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo.? Entre os principais clientes em Curitiba estão a Volvo, Siemens, O Boticário e Nutrimental.

Faturamento

Sem revelar números do faturamento, Ademir Fração conta que a empresa vem crescendo 20% ao ano, nos últimos cinco anos. Para este ano, a expectativa é de crescimento um pouco menor, segundo Fração, por conta da própria economia que está mais fraca. Apesar do cenário pouco positivo, a Mercúrio deve abrir ainda este ano unidades em Brasília, Aracaju (SE), Maceió (AL) e está reestruturando a de Fortaleza (CE). O segredo para a expansão, conta, é o investimento pesado em infra-estrutura e tecnologia. ?A empresa investe forte em tecnologia, especialmente contra o roubo de cargas?, apontou. Segundo ele, entre 7% e 8% do faturamento é direcionado para este fim. ?A maioria das nossas cargas tem escolta e são todas vigiadas por satélite?, contou. Entre as cargas transportadas estão aquelas com alto valor agregado, como telefonia, eletroeletrônicos, pneus, auto-peças.

Fração lembrou que, apesar de ter começado como transportadora rodoviária nacional – segmento que concentra 80% dos negócios – , a Mercúrio possui outras quatro unidades de negócios: transporte rodoviário para o Mercosul, transporte aéreo nacional, carga aérea internacional (através da parceria com a UPS) e logística (grandes depósitos de mercadorias). A empresa conta atualmente com uma frota própria de 1,2 mil caminhões e emprega 5,3 mil funcionários.

História

A empresa de transportes Mercúrio foi fundada em 1946, na cidade de Santa Maria (RS), pelo pai e tios do atual presidente Ademir Fração. ?Eles começaram como caminhoneiros, carregando apenas safra agrícola. Mas foram crescendo, criando os filhos, ampliando a empresa com a filial em Porto Alegre e em cidades do Rio Grande do Sul?, lembra Fração. Hoje, a Mercúrio está presente nos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e do Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais – além da Bahia e Manaus (AM). Atende ainda os países do Mercosul – Argentina, Uruguai e Chile.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo