economia

Mercosul e UE devem fechar acordo político este ano, diz embaixador europeu

Mercosul e União Europeia mantêm a previsão de anunciar o fechamento de um acordo político no final deste ano, disse nesta quinta-feira, 21, o chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. “Esse é o objetivo”, afirmou. “Ainda há muito trabalho a fazer, mas mantemos o otimismo e mantemos uma dinâmica negocial muito boa.”

O embaixador participou nesta noite do lançamento do Mapa de Investimentos Bilaterais Brasil – União Europeia, elaborado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em parceria com a Delegação Europeia. Os dados mostram que o Brasil é o principal destino dos investimentos da União Europeia na América Latina, com estoque de 327 bilhões de euros. Na via contrária, o Brasil responde por 68,5% dos investimentos latino-americanos na Europa e possui um estoque de 127 bilhões de euros investidos lá.

“Os números são um indicador da teia rica de relacionamento entre o Brasil e a Europa”, disse o presidente da Apex, embaixador Roberto Jaguaribe. “Isso, quando mais bem conhecido, ajuda a consolidar a causa da relevância de fazer-se um acordo comercial.” Ele comentou que, apesar dos 17 anos de negociação lenta, o quadro atual permite otimismo quanto ao fechamento do acordo. Jaguaribe pretende lançar o mapa também na Europa.

O mapa mostra que 20% do comércio de bens do Brasil e 44% das transações em serviços passaram pela União Europeia. O País é o terceiro destino de investimentos europeus fora do bloco, perdendo apenas para Estados Unidos e Suíça. Os setores que mais atraíram recursos da Europa para cá são o de extração mineral, com 35%, e serviços financeiros e seguros, com 18%.

Dos recursos investidos pelo Brasil na Europa, 76,8% estão em serviços financeiros e seguros. Segundo o relatório, “a maior parte desse estoque possui participação de centros financeiros offshore, que prestam serviços de investimento para não residentes.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo