O mercado subiu levemente a estimativa para a inflação neste ano, segundo informações divulgadas hoje pelo boletim Focus, do Banco Central. Está é a 15ª semana consecutiva de alta da projeção.
A expectativa para inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi elevada de 5,43%, na semana passada, para 5,44% hoje. Há um mês a estimativa era de 5,35%. Para 2013, a previsão foi mantida em 5,42%.
Já a estimativa para taxa básica de juros, a Selic, se manteve no patamar atual de 7,25% para este ano. Na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) do último dia 10, a taxa sofreu o décimo corte e está no menor nível histórico. Para 2013, a expectativa é de que a taxa de juros volte a subir para 8%. A previsão para o ano que vem já se situa neste patamar há três semanas.
A projeção para o PIB (Produto Interno Bruto), também se estabilizou, segundo a opinião do mercado, que espera um crescimento de 1,54% para este ano. Para 2013, a previsão foi mantida em 4%.
No começo do mês, o BC reduziu sua projeção para o crescimento do país neste ano de 2,5% para 1,6%, em razão do fraco desempenho da economia no primeiro semestre e do ritmo gradual de retomada que se observa agora. A taxa projetada pelo governo já havia sido reduzida no começo de setembro de 3% para 2%. Inicialmente, a previsão era de 4,5%.
As estimativas para o valor do dólar em 2012 e 2013 voltaram a se elevar, passando de R$ 2 na semana passada para R$ 2,01 hoje.
O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.