Mercado restrito, década perdida, empresas em compasso de espera e, como conseqüência, mercado de trabalho também estagnado, principalmente quando se fala de altos cargos. A realidade está sendo vivida pelo headhunter Eduardo Tirapelle, que há dois anos coordena a Eart-h, empresa que busca no mercado “cabeças pensantes” para encontrar soluções em empresas que precisam de melhorias.

Eduardo, um engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Marketing e experiência em consultorias internacionais, como a Booz Allen Hamilton e Transearch, além de vivência comercial na Embraer e Volvo, considera que o ano de 2003 “não foi bom” para o setor. Porém, otimista, considera que 2004 pode melhorar . “Há expectativa de abertura de novas vagas, mas o que estamos vendo é que as empresas estão preferindo treinar os atuais diretores até por uma questão de redução de custos”, acentua. Segundo ele, reciclar os profissionais que estão na empresa ao invés de substituí-los, “sai mais barato e reforça a imagem da empresa, que mantém os executivos e premia o esforço de cada um”.

A Eart-h vai manter o seu foco de atuação na pequena e média empresas “que normalmente não têm acesso às empresas de seleção de pessoal mais capacitado”, explica o consultor. Assim, ele poderá atendê-las melhor, perceber qual o verdadeiro problema da empresa e, conhecendo mais profundamente o cliente, quem sabe, até sugerir que uma provável substituição não seja feita. “A capacitação e a reciclagem do pessoal é muito importante, e pode evitar desperdícios na empresa”, diz ele.

A empresa, além de buscar profissionais capacitados no mercado, também atua no aconselhamento de carreira, no treinamento e capacitação de pessoal, fazendo, ainda, gestão empresarial, com orientação para a busca de soluções.

Serviço – A Eart-h Consultoria Empresarial está localizada na Rua Professor Benedito N. Santos, 521 – Centro Cívico – em Curitiba. O telefone é (41) 252-3399.

continua após a publicidade

continua após a publicidade