O mercado de TV por assinatura terminou o mês de setembro com 17,4 milhões de assinantes, um crescimento de 13% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 18, pela Agência Nacional de Telecomunicações. Em um ano, foram acrescidos 2,007 milhões de novos assinantes. Desde janeiro, a base de assinantes acumula alta de 5,45%.
A liderança do mercado de TV paga está com o grupo NET/Embratel, com 53,01% de participação de mercado, somando 9,227 milhões de assinantes. Em seguida aparece a Sky/Directv, com uma fatia de 30,19% e 5,255 milhões de assinantes. A Oi tem 5,2% do mercado (911 mil assinantes), a GVT conta 3,37% (586 mil) e a Telefônica, 3,18% (552 mil).
Os serviços prestados via satélite (DTH) respondem por 62,2% do mercado, com 10,837 milhões dos acessos; de TV a cabo, 6,549 milhões (37,63%); e micro-ondas (MMDS), 15,9 mil (0,09%). Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, de acordo com o IBGE, os serviços de TV por assinatura atingem aproximadamente 55,7 milhões de brasileiros.