O mercado para companhias americanas que desejam abrir capital é atualmente o mais forte desde o boom de tecnologia de 2000. Até agora neste ano, 144 empresas fizeram ofertas públicas iniciais de ações – um salto de 71% em relação às 84 empresas que fizeram o mesmo em igual período do ano passado, segundo a provedora de dados Dealogic. No mesmo período do ano 2000, 220 companhias haviam aberto capital.
No entanto, apesar de mais numerosos, os IPOs estão menores. O valor médio das aberturas de capital este ano nos EUA é de US$ 231 milhões, ante US$ 256 milhões no ano passado.
“Na medida em que o mercado se torna mais robusto, companhias menores podem abrir capital”, disse Kathleen Smith, diretora da Renaissance Capital, gestora de fundos de IPO. Para ela, os investidores estão reconquistando a confiança perdida durante a crise financeira de 2008 e a crise de dívida da Europa.
Os investidores em ações têm buscado companhias como a fabricante de software Zendesk e as farmacêuticas Kite Pharma e Alder Biopharmaceuticals – todas com ações valendo mais de 70% o valor do IPO. Fonte: Dow Jones Newswires.