Felipe Rosa |
---|
Valorização, no entanto, se mantém: média na capital é de 8 mil lançamentos por ano. |
O mercado imobiliário de Curitiba ficou superaquecido nos últimos anos, mas agora o momento é de estabilidade. Atualmente a valorização dos imóveis é pequena e há uma estabilidade nos preços. De acordo com a Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário no Paraná – (Ademi-PR), o preço médio do metro quadrado privativo para apartamentos residenciais novos em Curitiba variou de R$ 5.039 para R$ 5.590,75 entre março de 2012 para o mesmo mês desse ano.
Segundo a Ademi-PR o preço médio da área privativa dos apartamentos permanece estável nos três primeiros meses do ano, principalmente nas unidades de 2 e 3 quartos, com oscilações de 0,1% e 2,7%, respectivamente. O aumento mais expressivo foi nas unidades com 4 quartos (6,4%) e nos terrenos em condomínios (6,1%).
De acordo com o consultor do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Marcos Kahtalian, o que faz o mercado curitibano continuar valorizado e realizando uma média de 8 mil lançamentos no ano é um misto de fatores. “O governo é fundamental, por meio de créditos, como por exemplo o programa Minha Casa Minha Vida. Além disso o Brasil vive uma fase de baixos índices de desemprego, no Paraná em especial”.
Quanto à falta de mão de obra qualificada, o consultor do Sinduscon-PR acredita que isso é geral e não apenas na construção civil. “É dificil encontrar a mão de obra qualificada. Cursos e qualificação o setor tem feito, mas como a construção civil vem crescendo, a mão de obra não acompanha na mesma velocidade”. Kathalian afirma que para a qualificação dos trabalhadores “é preciso inovar com tecnologia, passando a fazer em larga escala e assim preparar a mão de obra”.