O mercado de cartões de crédito deve registrar faturamento de R$ 18,4 bilhões em maio, mostrando crescimento de 21,8% sobre o mesmo mês de 2007. A expectativa é de que o número de transações aumente 21% na comparação com maio do ano passado, atingindo 241 milhões. A pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, desenvolvida pela Itaucard, aponta que o forte movimento no comércio no Dia das Mães deste ano deverá contribuir para que a indústria de cartões de crédito tenha um dos melhores resultados de sua história ao final de maio.
A expectativa é de que a taxa de expansão do setor se mantenha acima de 20% até o final de 2008. Segundo o diretor de Marketing de Cartões do Itaú, Fernando Chacon, mesmo após mudanças provocadas pela extinção da CPMF, o faturamento do setor cresceu 22,9% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, contra o mesmo período de 2007. "Portanto, continuamos acreditando na manutenção destas taxas de crescimento", disse.
O valor médio por operação deverá ficar em R$ 76,2, em maio, mostrando crescimento de 0,26% sobre maio do ano anterior e de 2 1% sobre abril último. No final do mês, o setor espera contar com 98,6 milhões de cartões emitidos. Segundo Chacon, mantido o ritmo dos últimos meses, o número de plásticos emitidos pode atingir 100 milhões em junho. "No máximo em julho atingiremos esse patamar", observou.
