Na reunião ministerial realizada nesta segunda-feira (9) no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, apresentou projeções otimistas do mercado em relação à economia brasileira. "Estamos tomando medidas para sustentar este ritmo de crescimento, que é compatível com as necessidades de redução das desigualdades", disse Meireles.

continua após a publicidade

Tanto Meireles quanto o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disseram que o próprio mercado está antecipando que as expectativas de inflação já refletem a confiança na economia. Pelos dados disponíveis, de acordo com o mercado, para 2009 e 2010 a expectativa de inflação permanecerá bem próxima do centro da meta, de 4,5% a 4,6%. Para os ministros, o mercado está entendendo que o governo vai tomar as medidas necessárias para manter a inflação nas metas.

Para justificar sua tese, o ministro Guido Mantega mostrou ainda projeção de que, entre os países que têm meta de inflação, Brasil e Canadá são os únicos que estão com inflação dentro da meta. O Brasil está um pouco acima e o Canadá, um pouco abaixo, mas ambos estão dentro da margem de tolerância a partir do centro da meta (no caso do Brasil, dois pontos porcentuais para cima ou para baixo do centro, de 4,5%).

continua após a publicidade