A ata da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) realizada nos dias 3 e 4 de outubro indicou que os membros do conselho discutiram os potenciais efeitos adversos nos mercados globais causados por uma possível mudança na política monetária dos Estados Unidos. Os possíveis impactos sobre qualquer mudança de postura do federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ganharam destaque na ata.

continua após a publicidade

Alguns membros afirmaram que agora ficou mais difícil de prever quais serão os próximos passos do Fed em relação à política monetária. Os membros acrescentaram que “é necessário prestar atenção para o risco de que os mercados poderiam voltar a ser altamente voláteis, dependendo do rumo da política monetária dos Estados Unidos.”

Alguns membros também observaram que, se a especulação sobre as perspectivas da política monetária norte-americana aumentarem, as economias emergentes podem sofrer mais saídas de fundos.

O encontro ocorreu após o Fed surpreender os mercados por não começar a reduzir o seu programa de compra de ativos avaliado em US$ 85 bilhões durante a sua reunião de 18 de setembro.

continua após a publicidade

Após a reunião de política monetária de outubro, o conselho de nove membros decidiu por unanimidade manter a sua política de aumentar a base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes. Fonte: Dow Jones Newswires.