Membros da Opep recomendam cautela sobre produção

Líbia e Catar, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), disseram que ainda é muito cedo para falar sobre a possibilidade de aumento nas cotas de produção em setembro. O ministro do Petróleo do Catar, Abdullah Al-Attiyah, disse que “não devemos tirar conclusões precipitadas. Ainda é muito cedo para dizer se a Opep irá mudar as cotas” em sua próxima reunião, em 9 de setembro.O chefe da estatal de petróleo da Líbia, Shokri Ghanem, disse que “temos que esperar para ver, ainda estamos no começo de junho”.

As declarações sinalizam cautela, num momento em que o preço do petróleo se aproxima de um nível considerado aceitável pela maioria dos países da organização. No dia 28 de maio, a Opep decidiu manter as atuais cotas de produção inalteradas. Desde então, no entanto, o preço do petróleo subiu para US$ 69,00, perto dos US$ 70,00 que a maioria dos países membros vê como o preço apropriado.

Agora, pelo menos, um dos membros já considera a possibilidade de aumento nas cotas se o preço do petróleo continuar subindo – pelo menos para que ocorra um ajuste em relação à atual superprodução dos países membros.

Além de Líbia e Catar, Argélia e Arábia Saudita também recomendaram cautela quanto a um possível aumento de produção. Esses países temem que o preço atual seja fruto de especulação e não esteja levando em conta os altos estoques atuais. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna