O conselheiro do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) Koji Ishida alertou que a situação política instável em alguns países da Ásia pode prejudicar a balança comercial.
“O BoJ deve se manter atento se as exportações serão um driver de crescimento no próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril”, disse, em discurso a líderes empresariais na cidade de Saitama. Ishida lembrou que as exportações sofrem com a falta de momentum e que grandes manufaturas mudaram suas fábricas para o exterior.
Ele ainda disse que a autoridade monetária tem que se manter atenta ao ritmo de recuperação em algumas economias de mercados emergentes e ao impacto na balança comercial.
Ishida também repetiu a visão oficial do Banco Central do Japão de que o país conseguirá alcançar uma inflação estável na segunda metade do período projetado pelo BoJ, até março de 2016.
O conselheiro do BoJ completou que a recuperação econômica do Japão, liderada pela elevação na produção, na renda e no consumo, deve permanecer intacta apesar de uma contração temporária no trimestre de abril a junho, devido à alta no imposto sobre vendas, que entrará em vigor no início de abril. Fonte: Market News International.