Meirelles: inflação sob controle é fator de estabilidade

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou hoje, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a inflação brasileira sob controle e com expectativas de ficar dentro da meta inflacionária é um dos fatores de estabilização da economia brasileira neste momento. “É muito importante”, afirmou Meirelles.

Ele abriu a audiência pública traçando um panorama da economia mundial e brasileira no cenário de crise financeira internacional. Segundo Meirelles, o Brasil entrou em boas condições na crise, com US$ 205 bilhões de reservas internacionais, demanda, investimentos e produção crescentes. Segundo ele, isso garantiu à economia brasileira uma capacidade de crescimento maior depois da crise e possibilitou “tração” superior para saída da crise.

Ao avaliar o cenário econômico internacional, Meirelles disse que um dado importante a ser observado é a porcentagem das instituições que estão diminuindo ou planejando diminuir seus empréstimos ao consumidor. Esse valor era de 70% no auge da crise e agora caiu para 50%. Ele comentou a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de queda de 1,4% da economia global em 2009, com recuo de 12,2% do comércio internacional. O presidente do BC também destacou o crescimento dos níveis de desemprego. Meirelles começou sua apresentação na CAE com a presença apenas do presidente da comissão, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), e posteriormente mais quatro senadores compareceram à audiência.