O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (17) que a inflação brasileira está na meta há alguns anos e a expectativa do mercado é de um comportamento semelhante nos próximos períodos. Meirelles exemplificou que a projeção média do mercado para outubro de 2008 aponta para inflação de 3,77% (no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA – acumulado em 12 meses), ante 4,18% em agosto de 2007. "Não só a inflação brasileira já está na meta há alguns anos mas, mais importante, tem uma expectativa de continuar na meta nos próximos anos, de acordo com expectativa do mercado", analisou.

continua após a publicidade

Após a palestra, Meirelles reiterou que o Brasil vive um crescimento sustentado graças à estabilidade econômica, inflação com comportamento adequado no passado e expectativa dentro dessa trajetória no futuro, junto com a trajetória fiscal também consistente, entre outros motivos. O País tem impulsionado a expansão da renda, do emprego, da massa salarial e do crédito, dando condições para que sua demanda seja sólida nos próximos anos, conforme sua análise. Mesmo assim, assinalou que é importante que o Banco Central "se mantenha vigilante" para que inflação continue na meta.

"O Banco Central tomará todas as medidas necessárias para isso", afirmou, ressaltando que não comentaria, por normas de governança, dados específicos sobre inflação. Ao ser questionado sobre o crescimento da expectativa de inflação na pesquisa Focus Meirelles disse que "tudo o que pensamos a respeito está claramente colocado na última ata do Copom".

Meirelles participou de reunião-almoço promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Em palestra no evento, reiterou que o Brasil, em sua avaliação, deixou o padrão de arrancadas e freadas. Ele citou que o crescimento médio do período 1999-2003 foi de 1,9% e o de 2004-2007 ficou em 4,2%.

continua após a publicidade