Meirelles acha prematuro falar em recuperação no 2º trimestre

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acredita que é “prematuro” falar em recuperação da economia brasileira no segundo trimestre do ano. E pediu cautela. “Temos de olhar com cuidado”, acrescentou, em conversa com jornalistas na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.

De acordo com Meirelles, é preciso “aguardar ainda a consolidação de uma série de dados, antes que se possa afirmar que a economia brasileira já tenha iniciado um processo de recuperação”.

De acordo com o presidente do BC “alguns setores, claramente, já estão mostrando sinais bons, mas outros ainda não.” Por isso, pondera que “o importante é que temos que continuar a trabalhar”. “É cedo para declarar que o trabalho já está feito”, completou.

O BC, citou o presidente, tem “prevenido os analistas no Brasil sobre a ciclotimia de excessos de otimismo muitas vezes, e de excesso de pessimismo em outras”, em face de dados da economia que são divulgados. “A crise não acabou. E todos os setores – seja na área econômica, na área monetária, na área fiscal – nós temos que continuar monitorando com segurança a área de liquidez, visando a ter certeza de que realmente o País vai atravessar este processo de uma forma a sair pouco antes do que a média e mais forte no final da crise”.