Quarenta e sete municípios paranaenses que integram a base eleitoral do deputado federal Max Rosenmann (PMDB) estão sendo contemplados com telecentros digitais, dentro de programa federal de inclusão digital do Ministério das Comunicações. Cada um desses municípios receberá um telecentro comunitário, constituído de computador-servidor, dez computadores em rede, Data Show (projetor multimídia), roteador wireless, impressora a laser, central de monitoramento remoto (câmeras de vídeo), 11 estabilizadores de voltagem, 11 mesas para computador, mesa para impressoras, mesa assistente, armário e 21 cadeiras multimídia.
As prefeituras ficarão responsáveis pela disponibilização do local onde será instalado os telecentros. A escolha dos municípios foi feita pelo ministério a partir de critérios técnicos, bem como pela indicação do deputado e dos projetos encaminhados pelos municípios. Segundo Max, trata-se de um programa de grande importância, que democratiza o acesso à informação e à tecnologia. ?Esses telecentros permitirão que o filho do trabalhador e a população de baixa renda, que não tem computador em casa, possa ingressar no mundo digital, tendo acesso a conteúdos educativos e informativos de grande importância para sua formação pessoal, profissional e de cidadão?, avalia o deputado.
A pedido do Ministério das Comunicações, Max está agora enviando ofícios a todos os prefeitos das cidades contempladas com orientações para que cada município disponibilize, no mais breve espaço de tempo possível, os locais para a instalação e funcionamento dos telecentros. Entre as cidades contempladas estão Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Anahy, Ângulo, Antonio Olinto, Balsa Nova, Bela Vista do Paraíso, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cantagalo, Contenda, Cruzeiro do Iguaçu, Doutor Ulysses, Espigão do Alto Iguaçu, Figueira, Foz do Jordão, Honório Serpa, Imbituva, Iretama, Itaperuçu, Jardim Olinda, Mandirituba, Mangueirinha, Matinhos, Morretes, Palmas, Paranapoema, Paulo Frontin, Pien, Pinhalão, Piraí do Sul, Pontal do Paraná, Porto Vitória, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Rio Negro, Saldo do Lontra, São João, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul, Tibagi, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Vitorino.
?O acesso à informação é um instrumento fundamental para a cidadania e a promoção de oportunidades de crescimento intelectual e profissional. Com esses telecentros digitais estamos levando à população paranaense a oportunidade de que todos possam se integrar à modernidade, com novas perspectivas de ascensão social, cultural e educacional?, observa o parlamentar.