Brasília (AE) – O Ministério da Agricultura confirmou ontem a persistência de circulação de vírus da aftosa em três municípios do Mato Grosso do Sul: Eldorado, Mundo Novo e Japorã. Estes municípios estão interditados desde outubro de 2005, quando foram diagnosticados casos de febre aftosa no extremo sul do Estado.
Inquérito epidemiológico feito entre outubro de 2006 e janeiro de 2007, indicou 2,7% de bovinos reagentes à aftosa, porcentual que supera os índices normais de circulação viral nas zonas livres de aftosa, que é inferior a 1%.
O departamento de Saúde Animal informou que a confirmação de circulação viral de febre aftosa nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã indica que o vírus não foi totalmente eliminado da área interditada em outubro de 2005. Mas segundo o departamento, as ações de controle mostram-se suficientes para impedir a difusão do agente viral.
?Como conseqüência destes resultados, os municípios permanecerão interditados e serão intensificadas as ações sanitárias com destaque para o reforço da vacinação dos bovinos com idade abaixo de 12 meses e para as ações de fiscalização e vigilância na região?, informou em nota o diretor do departamento, Jamil Gomes de Souza.
No ano de 2005, o Paraná abateu mais de cinco mil cabeças de gado que, ficou constatado posteriormente, estavam contaminadas com o vírus. A Bolívia informou a existência de focos da doença em três departamentos, mas não pretende abater os animais contaminados.