Mato Grosso do Sul ainda não está livre do vírus da aftosa

Brasília (AE) – O Ministério da Agricultura confirmou ontem a persistência de circulação de vírus da aftosa em três municípios do Mato Grosso do Sul: Eldorado, Mundo Novo e Japorã. Estes municípios estão interditados desde outubro de 2005, quando foram diagnosticados casos de febre aftosa no extremo sul do Estado.

Inquérito epidemiológico feito entre outubro de 2006 e janeiro de 2007, indicou 2,7% de bovinos reagentes à aftosa, porcentual que supera os índices normais de circulação viral nas zonas livres de aftosa, que é inferior a 1%.

O departamento de Saúde Animal informou que a confirmação de circulação viral de febre aftosa nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã indica que o vírus não foi totalmente eliminado da área interditada em outubro de 2005. Mas segundo o departamento, as ações de controle mostram-se suficientes para impedir a difusão do agente viral.

?Como conseqüência destes resultados, os municípios permanecerão interditados e serão intensificadas as ações sanitárias com destaque para o reforço da vacinação dos bovinos com idade abaixo de 12 meses e para as ações de fiscalização e vigilância na região?, informou em nota o diretor do departamento, Jamil Gomes de Souza.

No ano de 2005, o Paraná abateu mais de cinco mil cabeças de gado que, ficou constatado posteriormente, estavam contaminadas com o vírus. A Bolívia informou a existência de focos da doença em três departamentos, mas não pretende abater os animais contaminados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo