Foto: Walter Alves |
Material escolar: número baixo de irregularidades. continua após a publicidade |
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem – já fechou o relatório da verificação de material escolar em todo o Estado. No desenvolvimento da ?Operação Volta às Aulas?, a Gerência de Pré-Medidos do instituto procedeu a verificação e a coleta de material entre os dias 8 de janeiro e 14 de fevereiro, entre cadernos, cola branca, giz, massas para modelar, corretivos líquidos e secos, tintas gouache, cadernetas, papel A-4 e outros.
A ação dos técnicos do Instituto levou à verificação de 253 itens, com 1.265 unidades pré-examinadas, das quais 1.133 encaminhadas para exames em laboratórios. ?Na maior parte dos itens foram feitos exames prévios, já que vários dos produtos exigem contagem de unidades e das dimensões, impedindo assim que fossem verificados nos locais de revenda. Com isso, algumas reprovações que ali constaram estarão sujeitas, num segundo momento, a nova coleta e conseqüente exame oficial, com o convite feito à empresa responsável para acompanhar, em data e horário a serem agendados? – explica Sergio Camargo, gerente de Pré-Medidos.
Sendo assim, os 31 itens que obtiveram reprovação nos exames prévios, com suspeita de irregularidade, estão sujeitos a nova coleta para exame oficial no laboratório do instituto, quando o laudo definitivo deverá ser conhecido. São pacotes de papel sulfite, cadernos comuns e para fichário, cujas folhas não obedeceram a quantidade ou as dimensões especificadas para o produto, corretivo seco e fita adesiva transparente com metragem inferior à informada na embalagem e cola branca com pesagem inferior à indicada.
Na ação da Regional de Cascavel do Ipem esse trabalho de contraprova já foi realizado, resultando na reprovação e autuação de três produtos: folha de papel milimetrado São Domingos (315mm, com dimensões menores), caderno de capa dura Fathos (203mm, com dimensões menores) e de 168 folhas, que só continham 157, em média.
O balanço final do trabalho com material escolar registra número baixo de irregularidades nos artigos específicos para o início do ano letivo. E que qualquer irregularidade que possa vir a ser constatada seja comunicada pelo telefone da ouvidoria do instituto, no número 0800 645 0102.