Durante o período de festas, no final do ano, é comum que as pessoas acabem gastando mais do que planejavam. Passado o Carnaval, a comemoração acaba cedendo lugar às preocupações do dia a dia, ainda mais para quem se depara com as dívidas contraídas durante as festas. Cartão de crédito, cheques e carnês são as principais fontes de débitos.
É sempre a partir de março que aumenta o número de pessoas que buscam a Associação Comercial do Paraná (ACP) para fazer uma consulta de seu nome na lista de inadimplentes mantida pelo órgão. Isso acontece porque é neste período que os consumidores percebem que as dívidas podem ter passado do limite, fazendo com que seu nome fique sujo na praça e seja incluído na lista do SCPC ou da Serasa. “Tem gente que aproveita o 13º salário para quitar as dívidas, mas também há muitas outras pessoas que acabam gastando ainda mais quando recebem esse pagamento”, explica a supervisora de serviços da ACP, Simone de Cássia Masucci.
De acordo com ela, uma pesquisa realizada pela entidade em outubro e novembro de 2011 aponta que a grande maioria dos inadimplentes acabou se endividando devido ao descontrole em seu orçamento. Ao todo, 46% dos 570 consumidores consultados alegaram este motivo para estarem fazendo a consulta de seu CPF na ACP. “Muitas pessoas acabam se perdendo porque não calculam os gastos baseando-se em seu ganho real e acabam passando da conta, principalmente no final do ano”, comenta Simone. Ela ainda lembra que não existe valor mínimo para que o inadimplente seja incluído nas listas do SCPC e da Serasa. A média das dívidas, entretanto, é de R$ 200.