Li com alegria e, ao mesmo tempo, tristeza, na Gazeta Mercantil (de 25/7/02), a notícia de que o Ministério da Saúde irá gastar R$ 1 bilhão numa campanha de combate à dengue.
Alegria, porque mostra mais empenho do governo nesse combate tão reclamado pela sociedade. Tristeza, porque vai gastar dinheiro à toa, comprando 61 máquinas de picar pneus, quando bastaria o Ibama fazer cumprir a resolução 258 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Essa resolução, em vigor desde o primeiro dia deste ano mas sem cumprimento efetivo por exclusiva falta de empenho do Ibama, determina ser obrigação dos fabricantes e importadores a coleta e destruição dos pneus inservíveis, que estão jogados aos milhões por todo o território brasileiro.
Já provamos que esse cumprimento é muito fácil. Tanto assim, que a nossa empresa, a BS Colway, em nome de todos os remoldadores associados à ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados) e em parceria com a Petrobrás, está perto de completar 2 milhões de pneus recolhidos, picados em nossa própria fábrica e transformados em gás e óleo combustível na usina de xisto de São Mateus do Sul (PR).
A custo zero para os cofres públicos, é bom que se destaque, sempre.
O nosso programa Rodando Limpo (www.curitibarodandolimpo.com.br) já está implantado nas regiões de Curitiba, Joinville, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, esta última a cidade paranaense com maior incidência de casos de dengue.
Estamos celebrando convênios com todos os municípios do Paraná, para coletar e destruir, até o último dia deste ano, mais de 3 milhões de pneus inservíveis.
E, no ano que vem, esse total será duplicado, de tal maneira que ao final de 2003 não haja um só pneu jogado a céu aberto em território paranaense.
Assim, é possível combater o maior vetor de propagação do mosquito Aedes aegypti (o mosquito da dengue), que tem nos pneus inservíveis o seu berçário preferido.
As populações deveriam cobrar de suas prefeituras, governos estaduais e federal, assim como dos empresários fabricantes e importadores de pneus, o simples cumprimento da lei.
Nada mais. Basta querer.
A menos que se queira, mesmo, picar dinheiro do contribuinte.
Francisco Simeão é presidente da BS Colway e da Abip – Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados.