“Quando se fala em deficientes, as pessoas logo lembram de cadeirantes, mas eles representam somente 4% dos casos de deficiência física. Os empresários acham que precisam derrubar paredes, colocar rampas, quando o deficiente visual, por exemplo, só precisa de faixas de fita crepe no chão para se localizar e poder se locomover”, explica. “As deficiências têm muitas diferenças entre si”, resume.
O manual reúne em 95 páginas várias informações como a situação das pessoas com deficiência no Brasil, garantias legais de acesso ao trabalho, benefícios que a inclusão traz à empresa, medidas para superar o preconceito, entre outros. “À medida em que as pessoas aprendem a lidar com a deficiência, reduzem também as diferenças”, acredita. Foram impressos quatro mil exemplares, e o conteúdo pode ser conhecido ainda no site www.ethos.org.br.
Prêmio
Além de incentivar empresas a investir em responsabilidade social e incluir deficientes em seu quadro de funcionários, o Instituto Ethos – fundado em 1998 – ainda promove pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Ethos de Jornalismo. O objetivo é estimular a produção de reportagens sobre as responsabilidade social das empresas, em cinco categorias: jornal, revista, fotojornalismo, rádio e TV. Os vencedores receberão bolsa-pesquisa no valor de R$ 7 mil para desenvolvimento de projetos acadêmicos ou profissionais, mediante aprovação da comissão organizadora do Prêmio. O prazo para os jornalistas se inscreverem termina no dia 2 agosto, e a reportagem dever ser publicada ou veiculada entre o período de 1.º de outubro de 2001 a 20 de julho de 2002. Podem ser inscritos trabalhos que mostrem a relação das empresas com acionistas, consumidores, fornecedores, público interno ou avaliem os impactos provocados pela atividade empresarial na comunidade e no meio ambiente. Maiores informações sobre o Prêmio Ethos no site da entidade.
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