O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou hoje, durante entrevista para comentar os dados de inflação divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que uma boa notícia para a inflação é que o preço das commodities está caindo. O ministro citou a redução do preço do petróleo, que segundo ele é um dos que mais inflacionam o preço das commodities.

continua após a publicidade

“Nós estamos com forte desaceleração dos preços da commodities. No Brasil, a safra agrícola já começou e os preços dos alimentos estão caindo e, daqui para a frente, mais ainda.” Mantega destacou também que está havendo um arrefecimento dos preços de serviços.

Segundo o IBGE, a inflação de abril pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,77%. Em março, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,79%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 3,23% no ano e de 6,51% no período de 12 meses encerrado no mês passado, superando o teto da meta de inflação do governo para este ano, de 6,5%.

Apesar de o IPCA acumulado em 12 meses ter chegado a 6,51% em abril, o ministro considerou que a inflação no período “tecnicamente não superou o teto”. Para Mantega, a variação que superou levemente o topo da meta, que é 6,50%, ainda é considerada “na meta”. O ministro argumentou que o resultado acumulado foi alto porque abril de 2010 apresentou IPCA quase zero, sendo substituído por abril de 2011 no cálculo, que teve inflação de 0,77%. “O que interessa é que, de janeiro a dezembro deste ano, a inflação não passará da meta. Temos que olhar para o futuro e não para o passado”, completou.

continua após a publicidade

Mantega reafirmou que o governo não deixará o câmbio se valorizar para conter a inflação. Segundo ele, as medidas adotadas para conter a alta do real também ajudam a controlar os preços. O ministro citou o aumento do IOF para empréstimos no exterior, com prazos inferiores a dois anos. “A entrada de dólares valorizava o real e inflacionava a economia”, disse o ministro, que considerou que as medidas implantadas até o momento são satisfatórias. “Não há mais aquele fluxo excessivo, tanto que o real voltou a se desvalorizar.”

O ministro afirmou que a implementação de uma quarentena para o capital externo não está prevista no momento. Mas ele ponderou que nenhuma medida pode ser descartada. Segundo ele, o governo precisa calibrar as medidas de acordo com a atuação dos agentes financeiros.

continua após a publicidade

Bin Laden

Mantega também comentou que a captura e morte do terrorista Osama bin Laden é um evento político que pode ajudar a alavancar a economia dos Estados Unidos. “A economia americana está andando de lado, com previsão de crescimento de 2,8% este ano. Quem sabe agora eles não avancem um pouco mais?”, completou.