Mantega: estamos atentos à concentração bancária

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo está atento ao movimento de concentração de bancos no País, mas disse que isso não é preocupante. Na avaliação de Mantega, é possível garantir a concorrência entre os bancos num mercado mais concentrado, com regulamentação adequada.

"Podemos ter competição com poucos bancos e muitos bancos. E podemos ter pouca competição, mesmo tendo um número maior de bancos. São as regras que fazem o setor ser competitivo ou não. É a regulamentação", afirmou o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Ele citou como regulamentação a obrigatoriedade da conta salário. Mantega destacou que há dois movimentos no mercado bancário. Primeiro, o movimento de concentração, que não é de hoje, mas nas últimas duas décadas, e um outro que é o "robustecimento" dos bancos médios.

Mantega citou que o Conselho Monetário Nacional facilitou a entrada de capital estrangeiro nos bancos médios para estimular o crescimento de instituições desse porte. "São movimentos que se completam", disse o ministro. Ele disse que é possível ter oito, dez bancos e mesmo assim garantir a concorrência. Ele destacou também como medida importante para concorrência bancária, os mecanismos de portabilidade nas contas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo