Brasília – Depois de encontro de mais de duas horas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson informou que foi "uma boa reunião", em que ambos abordaram uma série de tópicos em torno dos quais seria possível haver cooperação entre os dois países.
Paulson confirmou que entre os temas da conversa estavam as negociações da Rodada Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC): "Nós sempre falamos sobre Doha porque eu acho que nós concordamos que Doha é muito importante para o mundo, para o Brasil, para os Estados Unidos. Então é importante procurarmos chegar a um acordo".
Mantega e Paulson já haviam se encontrado pela manhã, quando Doha foi também assunto do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro da Fazenda, o governo brasileiro expressou interesse em retomar a Rodada Doha. "O Brasil conta com os Estados Unidos para que possamos prosseguir nessa estratégia", disse Mantega, ainda pela manhã.
A Rodada Doha começou em 2001, com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais e as dificuldades dos países em desenvolvimento, com foco no livre comércio. Os subsídios agrícolas ? ajuda que os governos dão aos produtores e que torna os preços dos países em desenvolvimento pouco competitivos ? estão entre as principais controvérsias nas negociações.