Juros

Mantega diz que Selic precisa cair mais para retomada do crédito

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou hoje (4) que a taxa de juros Selic ainda não caiu o suficiente para a necessária retomada de crédito na economia brasileira. Na última semana, o Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu a taxa de juros de 11,25% ao ano para 10,25%.

“Lentamente estamos retomando o crédito. O crédito está melhorando, não ainda o desejado, a taxa de juros está caindo, mas ainda não caiu o necessário, deverá cair mais para que o crédito seja alcançado para aqueles que precisam disso”, disse após participar da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto.

Mantega fez uma avaliação da situação econômica no Brasil e no mundo, durante a reunião, da qual participam ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, há aumento do crédito também na economia internacional, e a consolidação do governo do presidente americano, Barack Obama, está transmitindo maior confiança aos mercados.

Participam da reunião de coordenação, além do presidente Lula, o vice-presidente, José Alencar, e os ministros da Justiça, Tarso Genro, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Dilma Rousseff, ds Relações Institucionais, José Múcio e da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.