O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (16) que o País continuará crescendo mesmo com a inflação mundial. "Vamos controlar a inflação e o crescimento vai continuar a despeito desses problemas que atribulam a economia mundial e a brasileira em menor escala", disse, ao participar pela manhã de homenagem da BM&F Bovespa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à obtenção do grau de investimento pelo Brasil.

continua após a publicidade

Em seu discurso, no auditório da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Mantega disse que é a hora do Brasil mostrar sua solidez num momento de forte choque de preço das commodities (matérias-primas) e crise no mercado financeiro internacional. "Hoje reunimos as condições que não havia no passado para enfrentar uma crise desta natureza. Embora o Brasil sofra alguns impactos, é um dos menos afetados por essa onda inflacionária, e isso devemos ao acerto de nossas políticas econômica, monetária e fiscal", disse.

O ministro da Fazenda disse que o governo Lula está controlando a inflação com instrumentos fortes, citando o aumento do superávit primário e o aumento na taxa básica de juros. Na sua avaliação, o governo não dará trégua e não vai permitir a volta da inflação. E assegurou: "Não vamos abortar o crescimento".

continua após a publicidade