O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil sempre foi um País com crédito escasso e custo financeiro muito elevado, mas esta situação, segundo ele, está em processo de mudança. "Essa foi a moldura do Brasil no passado recente. Felizmente, estamos superando essa moldura", disse.

continua após a publicidade

Mantega comentou que, em termos de volume, embora o crédito ainda seja escasso, ele cresce em direção a um volume razoável para, no futuro, sustentar o crescimento da economia. Para o ministro, quando a relação crédito/PIB chegar à casa dos 60%, o volume será suficiente para garantir o crescimento econômico de longo prazo. Atualmente, o crédito no País ainda está em torno dos 30%.

Ele participa de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara. O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, também será ouvido pela comissão. Os dois foram convidados para falar sobre irregularidades atribuídas aos bancos na cobrança de tarifas e sobre a alteração na forma de cálculo da rentabilidade das cadernetas de poupança.

continua após a publicidade