Mantega confirma acordo para corrigir tabela do IR

Brasília (AE) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que foi fechado com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional um acordo para corrigir a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 3%, em 2007, e mais 3% em 2008. Ele, entretanto, ressaltou que, se for aprovada uma correção maior do que a que foi acertada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ?tem a caneta para vetar?. ?Se o Congresso aprovar este acordo, ele será cumprido?, garantiu.

Ao ser questionado porque o governo voltou atrás e decidiu fazer a correção na tabela do IR, Mantega disse que se trata de uma negociação com o Congresso Nacional, normal em democracias.

Salário mínimo

Segundo Mantega, ainda não está fechado o valor do salário mínimo para 2007. Embora os parlamentares defendam aumento para R$ 375, ele é favorável a uma alta menor, de R$ 367. Mantega, no entanto, destacou que ainda não há uma posição fechada de todo o governo.

Previdência

O governo não vai descuidar do maior gasto do Orçamento, que é a Previdência, afirmou Mantega. Segundo ele, o governo está examinando possibilidades para solucionar o problema do déficit da Previdência. Mantega afirmou que a questão precisa ser analisada sob a ótica do médio e longo prazo.

?O governo tem preocupação com a Previdência. O gasto é levado a sério. O governo não costuma fazer paliativos. Quando tem um problema, o governo costuma resolvê-lo?, disse Mantega. Segundo ele, o governo já trabalha em medidas de gestão e, se for necessário, medidas adicionais para garantir a sustentabilidade das contas previdenciárias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo