O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse hoje que a queda na cotação do dólar é reflexo da nova percepção que as pessoas estão tendo sobre a situação das contas externas e também dos sinais de que os compromissos firmados nas eleições talvez sejam pra valer. “Eu acho que o que está acontecendo é o reconhecimento de que as pessoas estão começando a ter desse extraordinário ajuste das contas externas do Brasil”, disse Malan.
Ele comentou que muita gente, há tempos atrás, achava que o Brasil teria problemas muito sérios de dívida externa, numa situação insustentável. O ministro afirmou que esse tipo de discurso foi muito usado no início da campanha presidencial. “Os sinais que vozes sensatas estão emitindo têm levado a expectativas de que talvez os compromisso que foram apresentados, lidos, por escrito, talvez sejam para valer. Isso é um fato positivo para o país.” Malan se referia aos compromissos relativos à questão fiscal, ao respeito dos contratos e ao controle de inflação.
Malan fez o discurso de fechamento do Encontro Nacional e Comércio Exterior (Enaex), no Hotel Glória. Curiosamente, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe estão hospedados no mesmo hotel. (Correio Web/ FolhaNews)