Washington (AE)

– O Brasil colheu ontem mais elogios na reunião conjunta de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

O Brasil foi o único país citado nominalmente em termos de avaliação econômica. Ao mesmo tempo que alertou para os vários desafios que a economia mundial enfrenta, o G-7 afirmou que “aplaudimos as fortes políticas macroeconômicas e ambiciosas reformas estruturais que as autoridades econômicas no Brasil estão implementando”. Já o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anoop Singh, disse estar “cautelosamente otimista” em relação às perspectivas econômicas para a América Latina para este ano.

Segundo ele, muitas economias da região se estabilizaram e começaram a apresentar uma recuperação, com base num fortalecimento de políticas macroeconômicas e o início de reformas ambiciosas.

“O desempenho do Brasil tem sido particularmente animador e isso tem ajudado a melhorar as expectativas para toda a região, dado o papel da economia brasileira na América Latina”, afirmou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade