Pesquisa da Gfk revela que 57% dos brasileiros gostariam de comprar um iPad, o computador em formato de prancheta digital, se o preço for acessível. Os respondentes da pesquisa com idade dos 18 aos 24 anos são os mais interessados em comprar o aparelho eletrônico, com 67% das intenções. Entre aqueles que têm mais de 55 anos a pretensão cai pela metade e é de apenas 37%.
De acordo com Leonardo Melo, gerente da Unidade Business & Technology da GfK Brasil, o estudo mostra que os mais jovens, como sempre costuma acontecer neste setor, se destacam na intenção de compra do iPad. “Eles estão mais ligados, conhecem mais eletrônicos e temas ligados à tecnologia, o que justifica não só o alto grau de conhecimento, como também o desejo de ter um eletrônico tão moderno como o iPad”, avalia.
A pesquisa, no entanto, mostra que não há diferença entre os consultados do sexo feminino e do masculino: 57% comprariam o aparelho se o preço estivesse acessível. Mas revela diferenças regionais e socioeconômicas quando avaliada a pretensão de adquirir um iPad.
O interesse é maior entre os habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste, 65%, e cai para 54% no Sudeste. O contraste é menor quando analisada a intenção de compra entre as classes sociais, que é de 57% entre os integrantes das classes AB, e de 55% das classes CD.
O estudo da GfK foi realizado em janeiro deste ano e ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).
O Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa.