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Povo tem comportamento imediatista. |
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 72% dos consumidores não sabem quanto pagam de juros quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão de crédito. Foram ouvidas 604 pessoas de todas as capitais. O estudo apontou que 77% dos entrevistados têm pelo menos um cartão de crédito, seja de banco ou lojas.
De acordo com o levantamento, 79% sabem quanto pagam pela anuidade do cartão, mas 72% desconhecem o valor do juro cobrado pelo uso do crédito rotativo. Para a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, isso pode revelar comportamento imediatista do consumidor. “O estudo mostra que brasileiro demonstra interesse em saber o quanto vai desembolsar para adquirir o cartão, mas ignora o valor de custos secundários, como a multa por atraso de pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo”, analisa.
A pesquisa detectou ainda aumento significativo do número de consumidores que dividem os gastos no cartão em mais de 10 vezes. Para parcelar móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, os percentuais que eram de 10%, 11% e 10% em 2012 saltaram para 15%, 50% e 47%, neste ano.
64% estão com o nome sujo
Na avaliação do SPC Brasil, o cartão de crédito é um vantajoso instrumento de financiamento, porque oferece parcelamento praticamente a custo zero, com exceção do valor cobrado pela anuidade. Para Ana Paula, a lógica deste jogo é muito simples: aqueles que não quitam o valor integral da fatura pagam pela comodidade e praticidade daqueles que usam o cartão de maneira consciente. “A taxa média gira em torno de 200% ao ano. É a maior do mundo”, alerta.
Descontrole financeiro é apontado por 41% como principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito, superando o desemprego. Segundo o estudo, 64% da população brasileira já estiveram ou estão com o nome sujo.