A quase totalidade (98,5%) dos trabalhadores já sacaram o abono salarial do PIS/Pasep no Paraná. No entanto, em torno de 14 mil ainda não compareceram. O benefício, no valor de um salário mínimo (hoje R$ 465) já foi entregue para cerca de um milhão de beneficiários identificados.

continua após a publicidade

Segundo o supervisor da Seção de Emprego e Salário (SES), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR), Vitor Wasilewski, dentro desses 14 mil estão aqueles que mudaram de domicílio mas não atualizaram o cadastro junto à Caixa Econômica Federal.

O Abono Salarial no Paraná, ano-base 2008, já totalizou a marca de mais de R$ 418 milhões em pagamentos. “O auxílio é um importante instrumento para ajudar a complementar a renda das populações menos favorecidas”, afirma Wasilewski.

Entre os três estados da Região Sul, o Paraná está atrás apenas do Rio Grande do Sul. No Estado gaúcho, 98,6% dos beneficiários retiraram o valor disponibilizado.

continua após a publicidade

Entretanto, é importante destacar que o Rio Grande do Sul possui menos beneficiários que o Paraná: o primeiro com 1.025.874, contra 1.042.693 do Paraná. Já Santa Catarina 96% dos 721.142 mil beneficiários sacaram o benefício.

Quem tem direito

continua após a publicidade

Têm direito ao benefício os trabalhadores que estão cadastrados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), estejam cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenham vínculos empregatícios. “Outra exigência é que tenham recebido, em média, até dois salário minimos de remuneração mensal durante o último ano”, afirma.

Os trabalhadores são identificados como beneficiários do abono pela Rais, declarada anualmente pela empresas. “Por isso, é importante que o trabalhador e o servidor sempre atualize seu endereço junto à empresa que trabalha, pois o empregador irá informá-lo ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no momento da declaração da Rais”, destaca.

Para sacar o benefício, o trabalhador deverá se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS ou Banco do Brasil, no caso do Pasep e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, carteira de identidade ou o cartão do cidadão.

Os pagamentos do ano base 2008/2009 serão pagos a partir de julho. “O benefício será disponibilizado a partir da segunda quinzena do mês de julho para os trabalhadores que possuem contas na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.”, afirma Wasilewski.

Ele ainda completa: “Os beneficiários que não têm conta nos dois bancos, o pagamento será feito através da data de nascimento.”. Os pagamentos ocorrerão de julho a dezembro e serão prorrogados por mais seis meses, até 30 de junho de 2010.