O primeiro vôo do Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros do mundo, deve acontecer na próxima semana, quando se encerrarão os testes finais da aeronave. O vôo deverá ser o primeiro de uma série de vôos de teste que a empresa deverá fazer em cerca de um ano, antes que a Singapore Airlines receba as primeiras unidades do A380, em 2006. O vôo inaugural do novo Airbus é um dos mais aguardados desde a primeira decolagem do supersônico Concorde, em 1969.
Com 80 metros de envergadura (distância de asa a asa), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião poderá transportar até 555 passageiros.
O interior do avião vai variar de acordo com a encomenda da companhia aérea. Entre as opções estão previstas aeronaves com sala de ginástica, cassino e até discoteca.
Todos envolvidos no projeto estão ansiosos para ver o A380 no ar. O piloto de testes que irá conduzir o novo avião disse que esperou oito anos pela experiência.
Segundo a empresa, já existem mais de 130 encomendas firmes da aeronave provenientes de grandes companhias aéreas, como a Lufthansa e a Air France.
O segredo que envolveu os testes e o ligeiro atraso em sua conclusão despertaram boatos de incêndios, pane nos trens de pouso e planos de levar o avião de testes para uma hangar deserto na Alemanha.
Uma porta-voz da Airbus disse que a empresa já ouviu todos esses boatos antes, em lançamentos de outras aeronaves, e que não há verdade nenhuma neles. Ela reafirmou ainda os planos da empresa de realizar o primeiro vôo da aeronave até o fim deste mês.
O novo Airbus deve chegar aos aeroportos da América Latina somente dentro de quatro ou cinco anos, segundo o subdiretor da Airbus para a região, Rafael Alonso.