O Magazine Luiza vai abrir lojas dentro dos hipermercados do Grupo Carrefour para vender eletroeletrônicos, eletrodomésticos, TV e celular. O projeto piloto começa na segunda quinzena de junho nos hipermercados do Carrefour do bairro do Limão e do Shopping Anália Franco, ambas as lojas na cidade de São Paulo. No Carrefour Limão, a loja terá a bandeira Magazine Luiza e no hipermercado Anália Franco a bandeira será Carrefour.

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“A intenção é melhorar a experiência de compras do consumidor”, afirma Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. Na França, Polônia e na China, o Carrefour já tem parcerias semelhantes com varejistas locais que são especialistas em eletroeletrônicos no modelo loja dentro da loja, “store in store”.

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Com a parceria, tanto o mix de produtos como o atendimento da venda de eletrodomésticos e eletrônicos no Carrefour serão ampliados e melhorados. As duas lojas experimentais serão gerenciadas pelo Magazine Luiza. Na loja do Limão, toda a equipe será do Magazine e os funcionários atuais do Carrefour serão reaproveitados em outras unidades do Grupo. “Não haverá demissões”, diz Engelhard. Na loja do Anália Franco, a equipe será mista, formada por funcionários das duas empresas. Mas os estoques e o sortimento será do Magazine.

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“Estamos fazendo um laboratório”, diz Engelhard. Depois de seis meses, dependendo dos resultados, ele diz que esse modelo de negócio poderá ser ampliado para outras lojas de hipermercados da rede. O Carrefour tem hoje 100 hipermercados. O Magazine confirmou em comunicado ao mercado o novo modelo de negócio.

A parceria entre os dois gigantes marca uma nova etapa da concorrência no varejo. Vinte anos atrás, hipermercados e lojas especializadas em eletroeletrônicos foram grandes rivais, quando as vendas desses itens nas grandes cadeias de supermercados avançaram sobre o varejo especializado. No final do anos 1990, os eletrônicos chegaram a responder por 15% das vendas do hipermercados, lembra o consultor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo.

“Essa aliança é uma nova forma de pensar o varejo: um grupo não compete com outro, mas coopera”, diz o consultor. Para ele, tanto Carrefour como Magazine Luiza ganham com esse modelo de negócio, de uma loja dentro da loja ou “store in store”. O modelo de loja de hipermercado vem perdendo participação do mercado por causa do avanço do atacarejo.

Dados da consultoria Kantar mostram que, o hipermercado foi o modelo de loja que registrou no primeiro trimestre deste ano a maior queda de vendas no varejo entre os demais. Entre janeiro e março, o recuo foi de 1,3% em relação a igual período de 2018, enquanto os atacarejos cresceram 4,2%. A parceria, segundo o consultor, é uma forma de o hipermercado trazer um público novo para a loja e tornar mais rentável a área de vendas.

No caso do Magazine Luiza, a parceria seria um jeito de ampliar rapidamente o número de lojas para dar apoio ao comércio online, o grande foco da companhia. Com as lojas dentro dos hipermercados, o consumidor poderia comprar no site e retirar os produtos na loja. “É um jeito barato de multiplicar o número de pontos de venda”.