Maciel deixa a presidência da Ford Brasil

São Paulo (AE) – A Ford anunciou ontem a saída do seu presidente, Antonio Maciel Neto, que deixa o cargo para se tornar CEO da Suzano Papel e Celulose. O executivo estava no cargo desde 1999 e foi responsável pela reestruturação da companhia, que teve lucro de US$ 389 milhões no ano passado, um aumento de 178% em relação ao resultado de 2004. Maciel Neto é conhecido por sua atuação como reestruturador de empresas. O engenheiro paranaense, de 47 anos, dirigiu o Grupo Itamarati, a Ferronorte, a Ferropasa e a Cecrisa. Também participou do governo Itamar Franco, e, após a eleição de Lula, teria sido sondado para o Ministério da Fazenda.

Em 1999, foi contratado para dirigir a filial brasileira da Ford num momento em que a marca definhava no País. A participação nas vendas estava abaixo dos 10%. Hoje, num mercado bem mais competitivo, está em 12,5% e em escala crescente. Maciel Neto enxugou as operações, uniu a unidade de caminhões à de automóveis em São Bernardo do Campo, melhorou a comunicação com os sindicatos e reconstruiu a rede de concessionários. Em 2001, inaugurou a filial de Camaçari (BA), uma das mais produtivas da Ford mundial – os dois modelos lá fabricados, o Fiesta e o EcoSport, estão entre os 10 mais vendidos no País.

A saída de Maciel faz parte de um ?realinhamento? da Ford do Canadá e América do Sul. A empresa anunciou a nomeação de Dominic DiMarco como seu novo diretor-executivo para o Canadá e América do Sul. Barry Engle torna-se o presidente da Ford MercoSul e da Ford Brasil reportando-se a DiMarco.

As mudanças na organização serão efetivadas imediatamente. Louise Goeser mantém-se como presidente da Ford México, e continuará reportando-se a Mark Fields, vice-presidente-executivo e presidente das Américas. William Osborne mantém-se como presidente da Ford Canadá e se reportará a DiMarco.

O desligamento de Maciel será efetivado no dia 3 de maio. Nas próximas semanas, Maciel trabalhará na transição ?para assegurar uma continuidade sem interrupções durante o período de realinhamento na região?, informou a empresa.

Em nota oficial, Maciel disse que sua missão na empresa chegou ao fim: ?Eu vim à Ford para fazer parte de uma das mais exitosas viradas da indústria automotiva brasileira, que está concluída.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo