O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da noite de hoje para a cerimônia de inauguração da primeira turbina movida a etanol do mundo, na usina térmica de Juiz de Fora (MG), administrada pela Petrobras. Pouco antes de subir ao palanque onde deverá discursar para políticos da região e para trabalhadores da usina, o presidente percorreu a usina acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da diretora de Gás e Energia da estatal, Graça Foster, além da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

continua após a publicidade

O presidente fez perguntas aos técnicos da Petrobras sobre a capacidade da usina e quis entender o processo da utilização do etanol na geração de energia. Ao ser informado do potencial de mercado que o Brasil teria para exportar o etanol, além desta tecnologia – desenvolvida em parceria pela Petrobras e pela General Eletric – para vários países, entre os quais o Japão, que se mostrou bastante interessado, Lula se surpreendeu: “Eles não produzem álcool, não?”. A diretora da Petrobras, Graça Foster respondeu prontamente: “nem álcool nem gás”.

O presidente foi bastante ovacionado pelo público que foi ao local assistindo a cerimônia, bem como a ministra Dilma Rousseff e o ministro mineiro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Lula chegou a receber a camisa número 10 do time de futebol de Juiz de Fora, o Tupi. Também presentes ao palanque, os ministros Luiz Dulci (chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil), Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia), José Gomes Temporão (Saúde), além de deputados. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), não compareceu ao evento, como já havia anunciado anteriormente.

continua após a publicidade