Lula visita primeira turbina movida a etanol do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da noite de hoje para a cerimônia de inauguração da primeira turbina movida a etanol do mundo, na usina térmica de Juiz de Fora (MG), administrada pela Petrobras. Pouco antes de subir ao palanque onde deverá discursar para políticos da região e para trabalhadores da usina, o presidente percorreu a usina acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da diretora de Gás e Energia da estatal, Graça Foster, além da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O presidente fez perguntas aos técnicos da Petrobras sobre a capacidade da usina e quis entender o processo da utilização do etanol na geração de energia. Ao ser informado do potencial de mercado que o Brasil teria para exportar o etanol, além desta tecnologia – desenvolvida em parceria pela Petrobras e pela General Eletric – para vários países, entre os quais o Japão, que se mostrou bastante interessado, Lula se surpreendeu: “Eles não produzem álcool, não?”. A diretora da Petrobras, Graça Foster respondeu prontamente: “nem álcool nem gás”.

O presidente foi bastante ovacionado pelo público que foi ao local assistindo a cerimônia, bem como a ministra Dilma Rousseff e o ministro mineiro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Lula chegou a receber a camisa número 10 do time de futebol de Juiz de Fora, o Tupi. Também presentes ao palanque, os ministros Luiz Dulci (chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil), Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia), José Gomes Temporão (Saúde), além de deputados. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), não compareceu ao evento, como já havia anunciado anteriormente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo