Lula exalta o trabalho da mídia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Lula atribuiu as conquistas da democracia aos trabalhos dos meios de comunicação.

Brasília – Ao participar, na noite de terça-feira, da abertura do 24.º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do papel dos meios de comunicação para consolidar e fortalecer a democracia no País. Segundo Lula, sem rádio e televisão ?o País ficaria privado de parte indispensável da sua capacidade de se comunicar consigo mesmo?.

 Em seu discurso, o presidente também ressaltou que o comunicador deve noticiar sempre com seriedade: ?Ganha a marca da verdade quando a coisa é noticiada com a seriedade que o povo compreende e exige que seja, porque se alguém que faz um discurso, que dá uma notícia ou a transmite exagera em seu noticiário, ele pode ter três meses de audiência grande, mas um dia ele vai perceber que a audiência caiu porque ele deixou de ser verdadeiro?.

O presidente também atribuiu as conquistas atuais e a busca da democracia aos trabalhos realizados pelos meios de comunicação. ?O respeito que eu tenho pelo papel que a radiodifusão joga nesse país é muito simples e eu acho que todo mundo deveria ter. Eu não seria o que eu sou, não teria sido dirigente sindical importante se não fossem os elogios e as críticas que eu recebi. Não teria criado um partido importante se não fossem as críticas e os elogios, e não teria chegado à Presidência da República se não tivesse recebido críticas e elogios?, disse.

E acrescentou: ?Se muitas vezes depois de uma saraivada de más notícias eu acho ruim, muito pior seria se não existisse democracia nesse país, para a imprensa dizer o que bem entende, na hora que bem entende, e ser julgada pelo único julgador os ouvintes, os telespectadores e os leitores?.

Lula também abordou o trabalho da Polícia Federal, que considerou importante para fortalecer a democracia e consolidar as instituições brasileiras. ?Nós teremos muito mais tranqüilidade quando ela fizer, e mais tranqüilidade nós teremos ainda quando ela não permitir que um processo iniciado vaze, para alguém criar uma imagem negativa de uma pessoa sem ter terminado o processo?, disse.

Realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o 24.º Congresso Brasileiro de Radiodifusão tem como tema ?No ar, O Brasil? e reunirá até hoje cerca de 1,8 mil empresários e profissionais de rádio e televisão. Durante o congresso, serão discutidos temas como a implantação da TV digital e a discussão do modelo digital para o rádio, além de responsabilidade social, o papel da radiodifusão no processo de desenvolvimento social, convergência tecnológica e globalização. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo