Lula diz que recessão nos EUA prejudicaria a todos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (27) que pede diariamente ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que olhem a crise financeira dos Estados Unidos com lupa. Durante discurso em São José dos Campos, interior de São Paulo, Lula disse ainda que uma eventual recessão dos EUA prejudicaria o mundo todo, inclusive o Brasil. Ao mesmo tempo, destacou a redução da dependência dos exportadores brasileiros para o mercado norte-americano.

“Nós não queremos dizer que estamos tranqüilos. Eu todo santo dia peço que a gente olhe o que está acontecendo no mundo com lupa. Porque os EUA, se entrarem em crise e entrarem em recessão vão bater em todos os países do mundo, da China ao Brasil”, comentou. “Qual é a vantagem que o Brasil leva? A vantagem é que nós hoje não dependemos as nossas exportações dos EUA. Quando nós entramos eram quase 30% e agora são só 14%. Nós aumentamos as nossas exportações para a América do Sul, para a América Latina, pra África e pra Ásia”, disse ele, referindo-se ao menor porcentual das vendas externas destinado aos EUA.

Para Lula, as reservas internacionais de mais de US$ 200 bilhões e o fato de o País ter quitado a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) dão “uma certa garantia” ao Brasil, além do fortalecimento do mercado interno.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna