Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (16) que não teme os efeitos da crise econômica provocada por problemas no mercado imobiliário dos Estados Unidos.
Trata-se de uma crise americana, dos fundos de pensão que apostaram no mercado futuro, pensando em ganhar dinheiro fácil, disse o presidente, ao participar da inauguração das novas instalações do Colégio Pedro II, em Realengo, zona oeste do Rio. "Quem pensa em ganhar dinheiro mais fácil, é como se tivesse num cassino: pode ganhar e pode perder?, acrescentou.
"Como o Brasil não apostou em dinheiro fácil, nós preparamos a solidez: juntamos dinheiro nesse período todo, estabilizamos a economia, temos reservas muito sólidas de US$ 150 bilhões e, por enquanto, estamos tranqüilos. Estamos acompanhando [a situação] e vamos sair fortalecidos", destacou.
Ele disse que tem conversado sistematicamente com o ministro da Fazenda e que o Brasil está seguro. "O Brasil está tranqüilo, nós estamos sem problemas, e não acredito que [a crise] venha a afetar o Brasil. Se vocês analisarem a cada final de dia, vão perceber que continua entrando mais dólar do que saindo e, obviamente, que nós estamos atentos".
De acordo com o presidente, o governo brasileiro está acompanhando a movimentação internacional. ?Obviamente, estamos acompanhando, porque é preciso saber o que vai acontecer no mundo asiático, é preciso saber o que vai acontecer com os fundos de pensão, mas o Brasil, por enquanto, está tranqüilo, e vamos sair dessa fortalecidos?, reiterou.
Segundo ele, a segurança do país diante da crise deve-se ao fato de o governo ter agido com seriedade, inclusive quando muitos achavam que deveria fazer "loucuras" com a economia. "Como aprendi que a gente precisa cuidar bem do salário para que, no final do mês, não falte dinheiro, nós tratamos a economia assim: fizemos como a formiguinha, nos preparando para o inverno, juntando reservas".
O presidente manifestou ainda esperança de que o mercado imobiliário norte-americano resolva sua crise, para não afetar outros países. Quanto à situação do dólar, Lula disse que a moeda americana vai flutuar até se ajustar.
O campus educacional do Colégio Pedro II conta com biblioteca, complexo desportivo, centro de cultura popular e lazer comunitário. As obras receberam cerca de R$ 2,9 milhões de recursos federais, previstos no orçamento do Ministério da Educação para este ano.