O presidente Luiz Inácio Lula da Silva leu ontem, no Itamaraty, um texto em que declara a necessidade de aumento do comércio entre o Brasil e o Chile e afirmou que é necessário um aprofundamento da identidade sul-americana também na moeda.

continua após a publicidade

“O Brasil quer estender ao Chile a experiência que temos com a Argentina de transações comerciais em moeda local”, disse o presidente brasileiro, após encontro com o colega chileno, Sebastián Piñera, na primeira visita oficial deste ao Brasil depois de eleito.

“Nossa aposta na integração não tem volta. Mas isso não basta, precisamos reformar uma arquitetura econômica e financeira global que privilegia a especulação e remunera a ganância”, declarou Lula, acrescentando que considera Brasil e Chile “peças fundamentais para a estabilidade na América Latina e no Caribe.”

Segundo o presidente brasileiro, aos países da região “não interessa ser ilhas de prosperidade num oceano de insatisfação e frustração.” Ele disse que, por isso, o Brasil está reforçando a presença na missão no Haiti..

continua após a publicidade