O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de considerar, em relatório divulgado ontem, ilegais os subsídios aplicados pelos Estados Unidos aos produtores de algodão.

continua após a publicidade

Em declaração no Palácio do governo da República do Congo, o presidente Lula disse que a decisão é resultado de esforço do grupo dos países em desenvolvimento. "Isso é o que podemos chamar de vitória da unidade", disse. Ele afirmou também que a comunidade européia e os Estados Unidos não concretizam o que seus líderes propõem na ajuda aos desenvolvimento. "A verdade verdadeira é que falar em livre comércio é muito mais fácil que praticar", afirmou.

Lula disse a representantes do governo da República do Congo que o biodiesel é uma alternativa para acabar com a miséria na área rural do Congo, uma das maiores reservas de petróleo do continente africano. "Em vez de fazer perfurações de milhares de metros, é possível produzir combustível cavando vinte centímetros", afirmou , referindo-se ao plantio de oleaginosas. Os presentes ao encontro riram.

continua após a publicidade