A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, considerou que as vendas de TVs no varejo como um todo estão tendo resultados positivos em abril e maio. A jornalistas em São Paulo, ela evitou dar detalhes, mas considerou que uma parte das vendas já havia sido antecipada para o primeiro trimestre.
A executiva afirmou que não poderia responder pelos números do Magazine Luiza, mas sim pelo varejo, já que ela é membro do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Segundo ela, os resultados de abril e maio já sinalizam crescimento nominal de dois dígitos no setor.
Luiza respondeu ainda sobre os possíveis impactos da Copa do Mundo na abertura de lojas. Ela afirmou que o varejo negocia com prefeituras para que não haja excesso de feriados. Disse que a expectativa é de que sejam declarados feriados apenas nas cidades-sede e nos dias em que houver jogos da seleção brasileira no local. Para cidades menores, ela espera que lojas fechem apenas por aproximadamente duas horas em dias de jogos.
“Estamos lutando para que existam menos feriados porque não seria razoável ter seis ou sete feriados num mês”, disse. “Se isso acontecesse, poderia haver um impacto de 20% a 30% nas vendas do varejo”, considerou, descartando essa possibilidade.
O presidente do IDV e da Riachuelo, Flavio Rocha, que participou do mesmo evento em São Paulo, comentou ainda sobre as vendas do segmento de vestuário. Na avaliação dele, o clima destes meses de abril e maio não tem favorecido as vendas. As lojas estão no momento com as coleções de outono e inverno e Rocha considerou que o clima ainda está ameno.
“No ano passado, a essa altura do mês, já tínhamos tido pelo menos duas ou três frentes frias importantes”, comentou. “Isso não está acontecendo agora e atrapalha um pouco as vendas”, acrescentou. Ainda assim, ele disse que o segmento de semiduráveis, que inclui vestuário, tende a ter crescimento mais acelerado nos próximos meses, de acordo com as projeções do IDV.