O Banco do Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2005 com lucro líquido de R$ 965 milhões, o que representa um incremento de 56,7% sobre o resultado do mesmo período de 2004 (R$ 616 milhões).
Apesar do forte crescimento, o resultado do BB é inferior ao registrado por Bradesco (R$ 1,205 bilhão), Itaú (R$ 1,141 bilhão) e o estatal BNDES (R$ 1 bilhão).
O lucro do BB corresponde a um retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 29,3% e a um lucro por ação igual a R$ 1,21.
Ao final do primeiro trimestre, a carteira de crédito do BB somava R$ 93,3 bilhões, um aumento de 17,1% sobre o primeiro trimestre do ano passado. Com esse desempenho, o BB consolidou a liderança na concessão de crédito no País, com 18,4% de participação do mercado.
O patrimônio líquido do BB atingiu R$ 14,9 bilhões, um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2004. Segundo o banco, esse incremento se deve à incorporação de resultados gerados no período e não distribuídos.
Clientes
O Banco do Brasil continua investindo na segmentação de atendimento para os clientes pessoas físicas de alta renda. Para esse nicho, o BB inaugurou no ano passado o BB Estilo, uma agência exclusiva para esse segmento. O banco já conta hoje com 51 locais de atendimento – dentro de agências – e cinco unidades próprias. Hoje, o BB Estilo atende a 41 mil clientes.
Até o final do ano, o BB Estilo quer contar com uma carteira de 130 mil clientes. Para dar conta dessa expansão, o banco pretende implantar espaços de atendimento do BB Estilo em 150 agências.
O BB Estilo atende os clientes com renda mensal superior a R$ 10 mil ou que possuam aplicações superiores a R$ 50 mil.
O público com patrimônio superior a R$ 1 milhão é atendido pelo BB Private, que possui quatro escritórios no País.
Banco Popular
O público de baixa renda também continua no foco do Banco do Brasil. O Banco Popular do Brasil atende o público que não comprova renda nem faz depósito inicial.
O Banco Popular, que entrou em operação no ano passado, já conta com 1,4 milhão de clientes.
Para esse público, o Banco Popular está ampliando o leque de produtos oferecidos. A idéia é desenvolver um cartão de crédito para esse nicho ainda neste ano.