O vice-governador e secretário da Agricultura Orlando Pessuti e o secretário de Relações Com a Comunidade Mílton Bubssi reuniram-se ontem com lojistas do Portal Plaza Shopping, no Boqueirão. O encontro, que reuniu mais de 50 comerciantes, serviu para análise dos primeiros resultados da lei de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo Benito Gioppo, presidente da Associação de Lojistas do Shopping, a lei é importante para dar novo fôlego aos comerciantes. Mas, segundo ele, ainda é cedo para ter uma real idéia das conseqüências do projeto. “Inicialmente esse dinheiro economizado vai servir para alguns lojistas salvarem seus negócios e pagarem dívidas. Outros, em situação melhor, vão se estruturar e contratar”. O diretor do shopping destacou a necessidade de aumentar o poder de compra dos consumidores. “O problema está aí. Se o cliente não compra não adianta”, explicou ele, que sugeriu a criação de linhas de crédito para o consumo.
O secretário estadual de Relações com a Comunidade. Mílton Bubssi, disse que a isenção do imposto deve gerar centenas de empregos nos próximos meses. “Já estamos sentindo que a oferta está aumentando”. Segundo ele , o governo do estado está finalizando projetos de geração de emprego para adolescentes e para pessoas com mais de 40 anos.
Planos
Proprietário da 1001 Utilidades no Portal Plaza, loja que vende artigos de decoração e presentes, Constantino Madrazo, disse que, com a isenção, pretende ampliar os negócios e abrir mais duas unidades de venda. “Vai sobrar um pouco e vou me estruturar. Tenho três funcionários. Vou contratar mais”.