Lojistas comemoram aumento nas vendas de aparelhos de TV

Já no espírito da Copa do Mundo e atraído pelas liquidações, facilidade de crédito e ofertas relâmpagos, o consumidor invadiu no último fim de semana as seções de eletroeletrônicos dos supermercados e lojas de departamentos e levou para casa o quanto pôde de aparelhos de TVs.

O Carrefour, em nota, disse que “a categoria de eletrônicos, que abrange aparelhos de TV, vem registrando aumento na demanda desse produto desde o início do ano e apresentou recorde de vendas no último fim de semana (7/8 de junho).” Para impulsionar as vendas, diz a nota, a rede ofereceu condições especiais de pagamento no período. “Os clientes Cartão Carrefour puderam adquirir televisores em 20 vezes sem juros”, informou a nota.

Na loja do Carrefour no quilômetro 17 da Rodovia Raposo Tavares, a reportagem registrou filas de clientes e carrinhos com caixas de TV no departamento de crediário.

O diretor-geral (CEO) do Magazine Luiza, Marcelo Silva, não divulga números porque a empresa tem capital aberto na Bovespa, mas assegura que foi o melhor fim de semana em vendas de aparelhos de TV de todos os tempos da rede de lojas. “Como estamos convictos de que a Seleção Brasileira vai chegar à final, esperamos manter as vendas em alta no decorrer de junho e começo de julho”, disse.

O superintendente das Lojas Cem, José Domingos Alves, afirmou que o último fim de semana não só foi o melhor de todos os tempos para as vendas de TV como espera que, se o Brasil ganhar bem da Croácia amanhã, haja nova invasão de clientes nas lojas no sábado pela manhã. “Estou torcendo para Brasil ganhar de 4 a 1 da Croácia”, brincou.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, informou que as vendas de TVs de janeiro a abril cresceram 44,89%, para 5.792.278 unidades, ante 3.997.609 no mesmo período do ano passado. Para o ano, a expectativa da Eletros é chegar aos 16 milhões de aparelhos vendidos.

Segundo Alves, que fica na matriz das Lojas Cem em Salto, interior de São Paulo, sua expectativa em relação à continuidade das vendas no sábado, 14, está atrelada ao fato de que o evento Copa do Mundo ainda não pegou no Interior do Estado como já ocorre na capital – palco do jogo de abertura do mundial. “Mas se o Brasil ganhar amanhã o consumidor do interior vai correr para comprar a televisão nova”, disse.

“Há um aquecimento nas vendas de TVs sim, mas esse fim de mês de maio deu um movimento ainda maior”, disse o superintendente das Lojas Cem. De acordo com ele, de maio do ano passado para maio deste ano as vendas destes produtos cresceram 70%. De junho de 2013 para junho deste ano, o crescimento foi de 90%. “No fim de semana, não tenho os números ainda, mas foi o melhor volume de vendas de todos os tempos”, comemorou.

Ainda de acordo com o executivo da Lojas Cem, contribuiu para o bom desempenho das vendas de TV o fato de o último fim de semana antes da abertura da Copa ter coincidido com a data de pagamento – muita gente recebe o salário no quinto dia útil do mês.

Além disso, redes de lojas fizeram várias promoções, afirmaram os executivos ouvidos nesta reportagem. Umas deram desconto nas vendas a prazo com cartão de crédito próprio da loja e outras baixaram preços nas vendas à vista.

Alves salientou que na Copa de 2010 não havia tantas opções de modelos e telas finas como há hoje. “Há quatro anos uma TV de 32 polegadas custava R$ 2 mil. Hoje custa R$ 900. Hoje se encontram modelos de 40, 50 e 60 polegadas com preços inferiores a R$ 2 mil”, comparou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo