Lojas financiam eletrodoméstico com juro abaixo de 2%

A forte queda dos preços industriais no atacado, o recuo da taxa básica de juros, a Selic, para o menor nível de todos os tempos (8,75% ao ano), e uma certa acomodação nos níveis de inadimplência do consumidor neste mês provocaram uma disputa inusitada entre os varejistas de bens duráveis. Hoje, há lojas financiando eletroeletrônicos e móveis com juros abaixo de 2% ao mês, praticamente a taxa cobrada nos financiamentos de carros novos. Também as promoções, antes voltadas para a venda a prazo, passaram a incluir descontos no preço à vista.

As Casas Bahia, por exemplo, o templo das vendas a prazo, anuncia que “cobre qualquer preço à vista”. Além disso, começou a cobrar juros de 1,99% ao mês nos financiamentos de longo prazo, em 17 vezes sem entrada, no cartão de crédito próprio. Atualmente, os juros mensais do comércio variam entre 5% e 6% ao mês.

O Carrefour também decidiu este mês oferecer descontos de 15% a 35% nas compras à vista de artigos de vestuário, itens de utilidade doméstica e bazar. Segundo o diretor de produtos não alimentícios da rede, Karin Nabi, os descontos foram possíveis porque houve uma redução nos preços industriais e o varejo também diminuiu as margens de rentabilidade.

O Grupo Pão de Açúcar, que acaba de comprar a rede especializada em eletroeletrônicos e móveis Ponto Frio e já atua nesse segmento com a bandeira Extra, saiu ontem com duas promoções agressivas. No Extra, está ofertando cerca de mil itens, entre alimentos e não alimentos, que podem ser parceladas em dez vezes sem juros no cartão próprio. A promoção é válida para este mês. No Ponto Frio, a oferta é relâmpago; começou ontem e termina amanhã, com o parcelamento em dez vezes sem juros no cartão da própria rede.

Indicador

O economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Emílio Alfieri ressalta que os lojistas passaram a enfatizar as promoções nas vendas à vista porque descobriram que há espaço para crescer. Desde junho, por exemplo, o indicador de consultas para venda à vista da ACSP registra crescimento em relação a igual período do ano passado, enquanto os negócios a prazo ainda estão em queda. “Os lojistas estão jogando em todas as frentes”, diz o economista.